FUMPROARTE

"Um novo mundo requer homens novos e uma música nova, para isto 
são necessários instrumentos musicais diferentes"  (Walter Smetak)   

“Invensom – Cultura musical e Cidadania” nasce do interesse do proponente nos fenômenos do som, aliados ao desafio de reaproveitar e utilizar materiais de baixo custo, para a construção de instrumentos musicais acústicos e eletro-acústicos alternativos. As pesquisas se iniciam de uma forma sistemática, no ano de 2003, quando ocorreu a oficina de construção de instrumentos musicais, na cidade de Viamão/RS. Desde então as questões acústicas e organológicas vem sendo trabalhadas dentro das ações do projeto.

A evolução dos instrumentos musicais acompanhou diversas tendências durante a história, na alta renascença humanista, no barroco, no classicismo, no romantismo, os nacionalismos com a chegada do século XX, cada período exigiu e exige uma adaptação/adequação dos instrumentos e dos instrumentistas. Ao lado do desenvolvimento histórico dos instrumentos musicais, existem outras possibilidades que motivam o surgimento de novos sons musicais, por exemplo, a vasta gama de materiais e formas que a natureza oferece. Como dizia Smetak “me interessa muito mais o mistério dos sons que o da música. Tenho procurado diferenciar claramente o fazer som, um meio de despertar novas faculdades da percepção mental, e o fazer música, apenas um acalento para velhas faculdades da consciência”.

OBJETIVO:
  • Explorar as potencialidades de diversas fontes sonoras, partindo da utilização e reutilização de materiais de baixo custo, na criação e confecção de instrumentos musicais acústicos.


PÚBLICO ALVO:
  • Estudantes do ensino fundamental e médio de escolas municipais de Porto Alegre.
  • Professores da rede pública e privada de Porto Alegre.
  • Público em geral, que se interesse por música ou ainda sobre a destinação final dos resíduos no município.
  • Artesãos e artistas que utilizem em seus trabalhos os materiais utilizados nos instrumentos musicais alternativos.


Vídeo de registro das primeiras etapas do projeto